Seja bem Vindo ao CESB 

Em 12 de setembro de 1998, nasce o Centro de Ensino Superior do Brasil – CESB, mantenedora do Instituto de Ciências Sociais e Humanas – ICSH em Valparaíso de Goiás. Onze educadores acreditaram na possibilidade de intervir no processo de desenvolvimento social, cultural e econômico da região do Entorno do Distrito Federal, com uma proposta educacional inovadora formar profissionais.

   Licenciatura em Letras

    O Curso de Licenciatura em Letras tem por objetivo demonstrar o delineamento da formação de profissionais para a educação básica, em especial para as séries finais do ensino fundamental e para o ensino médio. É sabido que diante das intensas transformações ocorridas na sociedade contemporânea, impõe-se a necessidade de desenvolver uma formação que se coadune com as necessidades do mercado de trabalho e simultaneamente proporcione condições básicas para o exercício profissional. Para atingir essas finalidades, o Curso propiciará uma formação que contempla: o desenvolvimento da autonomia da/o estudante; a integração entre ensino, pesquisa e extensão; a articulação com as instituições escolares que oferecem a educação básica na região; o desenvolvimento de habilidades que levem os profissionais formados a transmitir o gosto pelo pensamento inovador, crítico e independente.

Assim, o Curso propõe a formação de docentes voltados para a leitura holística da realidade, capazes de desenvolver ações pedagógicas que levem à construção e reconstrução do conhecimento sobre a multiplicidade de relações históricas, sociais e espaciais que interagem na sociedade. Preocupados com as necessidades atuais referentes ao relacionamento professor aluno e os problemas advindos desta situação a formação em licenciatura ofertada, passa a contar com componentes curriculares focados no tratamento desta situação, além da gestão da sala de aula e das dificuldades de aprendizagem.

5 - Objetivos

5.1 - Objetivo Geral

Formar docentes competentes no domínio da Língua Portuguesa, Inglesa e suas Literaturas, bem como suas culturas visando uma atuação capaz de articulação entre os saberes e de um fazer docente criativo, cuidadoso e preocupado com a aprendizagem do estudante, capaz de desenvolver pesquisa e atuar de forma ética.

 

 

5.2 - Objetivos específicos       

                •  Dominar o uso da língua portuguesa, nas suas manifestações oral e escrita, em termos de recepção e produção de textos;

    • Refletir de forma analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico;

    • Desenvolver visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias, que fundamentam sua formação profissional;

    • Perceber os diferentes contextos interculturais;

    • Utilizar de forma adequada recursos tecnológicos aplicados ao fazer docente;

    • Dominar os conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio;

    • Dominar os métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino.

     

    6 - Perfil do profissional

     

    • Capaz de analisar e interpretar de forma crítica os componentes curriculares;

    • Habilidade e autonomia na redação de textos;

    • Articulador da interrelação entre a prática docente e a realidade, promovendo o desenvolvimento do espírito crítico e a disseminação de valores relacionados à ética, à cidadania e aos direitos humanos;

    • Hábil em perceber e analisar as questões educacionais contemporâneas numa perspectiva sócio étnico cultural implementando o debate interdisciplinar;

    • Capaz de aplicar e desenvolver técnicas diferenciadas para o exercício profissional da docência;

    • Possua domínio de conteúdos específicos no campo dos saberes da Língua Portuguesa;

    • Demonstre um comportamento predominantemente marcado pela autonomia, ética e solidariedade humana;

    • Capacidade de lidar e usar positivamente a informação, a tecnologia, as habilidades interpessoais visando um processo educativo global;

    • Curioso em relação aos problemas da sala de aula e suas resoluções, buscando ferramentas adequadas a cada situação enfrentada;

    • Capaz de utilizar a pesquisa para manter-se atualizado e desenvolver diferentes ferramentas para sua prática.

    Assim sendo, o egresso do curso de Licenciatura em Letras do ICSH, será formado com foco na atuação nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio e apresentará

    Refletir de forma analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico;

    • Desenvolver visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias, que fundamentam sua formação profissional;

    • Perceber os diferentes contextos interculturais;

    • Utilizar de forma adequada recursos tecnológicos aplicados ao fazer docente;

    • Dominar os conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio;

    • Dominar os métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino.

     

    6 - Perfil do profissional

    • Refletir de forma analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico;

    • Desenvolver visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias, que fundamentam sua formação profissional;

    • Perceber os diferentes contextos interculturais;

    • Utilizar de forma adequada recursos tecnológicos aplicados ao fazer docente;

    • Dominar os conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio;

    • Dominar os métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino.

     

    6 - Perfil do profissional

     

    • Capaz de analisar e interpretar de forma crítica os componentes curriculares;

    • Habilidade e autonomia na redação de textos;

    • Articulador da interrelação entre a prática docente e a realidade, promovendo o desenvolvimento do espírito crítico e a disseminação de valores relacionados à ética, à cidadania e aos direitos humanos;

    • Hábil em perceber e analisar as questões educacionais contemporâneas numa perspectiva sócio étnico cultural implementando o debate interdisciplinar;

    • Capaz de aplicar e desenvolver técnicas diferenciadas para o exercício profissional da docência;

    • Possua domínio de conteúdos específicos no campo dos saberes da Língua Portuguesa;

    • Demonstre um comportamento predominantemente marcado pela autonomia, ética e solidariedade humana;

    • Capacidade de lidar e usar positivamente a informação, a tecnologia, as habilidades interpessoais visando um processo educativo global;

    • Curioso em relação aos problemas da sala de aula e suas resoluções, buscando ferramentas adequadas a cada situação enfrentada;

    • Capaz de utilizar a pesquisa para manter-se atualizado e desenvolver diferentes ferramentas para sua prática.

    Assim sendo, o egresso do curso de Licenciatura em Letras do ICSH, será formado com foco na atuação nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio e apresentará

    • Refletir de forma analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico;

    • Desenvolver visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias, que fundamentam sua formação profissional;

    • Perceber os diferentes contextos interculturais;

    • Utilizar de forma adequada recursos tecnológicos aplicados ao fazer docente;

    • Dominar os conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio;

    • Dominar os métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino.

     

    6 - Perfil do profissional

     

    • Capaz de analisar e interpretar de forma crítica os componentes curriculares;

    • Habilidade e autonomia na redação de textos;

    • Articulador da interrelação entre a prática docente e a realidade, promovendo o desenvolvimento do espírito crítico e a disseminação de valores relacionados à ética, à cidadania e aos direitos humanos;

    • Hábil em perceber e analisar as questões educacionais contemporâneas numa perspectiva sócio étnico cultural implementando o debate interdisciplinar;

    • Capaz de aplicar e desenvolver técnicas diferenciadas para o exercício profissional da docência;

    • Possua domínio de conteúdos específicos no campo dos saberes da Língua Portuguesa;

    • Demonstre um comportamento predominantemente marcado pela autonomia, ética e solidariedade humana;

    • Capacidade de lidar e usar positivamente a informação, a tecnologia, as habilidades interpessoais visando um processo educativo global;

    • Curioso em relação aos problemas da sala de aula e suas resoluções, buscando ferramentas adequadas a cada situação enfrentada;

    • Capaz de utilizar a pesquisa para manter-se atualizado e desenvolver diferentes ferramentas para sua prática.

    Assim sendo, o egresso do curso de Licenciatura em Letras do ICSH, será formado com foco na atuação nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio e apresentará

    • Refletir de forma analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico;

    • Desenvolver visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias, que fundamentam sua formação profissional;

    • Perceber os diferentes contextos interculturais;

    • Utilizar de forma adequada recursos tecnológicos aplicados ao fazer docente;

    • Dominar os conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio;

    • Dominar os métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino.

     

    6 - Perfil do profissional

     

    • Capaz de analisar e interpretar de forma crítica os componentes curriculares;

    • Habilidade e autonomia na redação de textos;

    • Articulador da interrelação entre a prática docente e a realidade, promovendo o desenvolvimento do espírito crítico e a disseminação de valores relacionados à ética, à cidadania e aos direitos humanos;

    • Hábil em perceber e analisar as questões educacionais contemporâneas numa perspectiva sócio étnico cultural implementando o debate interdisciplinar;

    • Capaz de aplicar e desenvolver técnicas diferenciadas para o exercício profissional da docência;

    • Possua domínio de conteúdos específicos no campo dos saberes da Língua Portuguesa;

    • Demonstre um comportamento predominantemente marcado pela autonomia, ética e solidariedade humana;

    • Capacidade de lidar e usar positivamente a informação, a tecnologia, as habilidades interpessoais visando um processo educativo global;

    • Curioso em relação aos problemas da sala de aula e suas resoluções, buscando ferramentas adequadas a cada situação enfrentada;

    • Capaz de utilizar a pesquisa para manter-se atualizado e desenvolver diferentes ferramentas para sua prática.

    Assim sendo, o egresso do curso de Licenciatura em Letras do ICSH, será formado com foco na atuação nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio e apresentará

    • Refletir de forma analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico;

    • Desenvolver visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias, que fundamentam sua formação profissional;

    • Perceber os diferentes contextos interculturais;

    • Utilizar de forma adequada recursos tecnológicos aplicados ao fazer docente;

    • Dominar os conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio;

    • Dominar os métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino.

     

    6 - Perfil do profissional

     

    • Capaz de analisar e interpretar de forma crítica os componentes curriculares;

    • Habilidade e autonomia na redação de textos;

    • Articulador da interrelação entre a prática docente e a realidade, promovendo o desenvolvimento do espírito crítico e a disseminação de valores relacionados à ética, à cidadania e aos direitos humanos;

    • Hábil em perceber e analisar as questões educacionais contemporâneas numa perspectiva sócio étnico cultural implementando o debate interdisciplinar;

    • Capaz de aplicar e desenvolver técnicas diferenciadas para o exercício profissional da docência;

    • Possua domínio de conteúdos específicos no campo dos saberes da Língua Portuguesa;

    • Demonstre um comportamento predominantemente marcado pela autonomia, ética e solidariedade humana;

    • Capacidade de lidar e usar positivamente a informação, a tecnologia, as habilidades interpessoais visando um processo educativo global;

    • Curioso em relação aos problemas da sala de aula e suas resoluções, buscando ferramentas adequadas a cada situação enfrentada;

    • Capaz de utilizar a pesquisa para manter-se atualizado e desenvolver diferentes ferramentas para sua prática.

    Assim sendo, o egresso do curso de Licenciatura em Letras do ICSH, será formado com foco na atuação nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio e apresentará

    • Refletir de forma analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico;

    • Desenvolver visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias, que fundamentam sua formação profissional;

    • Perceber os diferentes contextos interculturais;

    • Utilizar de forma adequada recursos tecnológicos aplicados ao fazer docente;

    • Dominar os conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio;

    • Dominar os métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino.

     

    6 - Perfil do profissional

     

    • Capaz de analisar e interpretar de forma crítica os componentes curriculares;

    • Habilidade e autonomia na redação de textos;

    • Articulador da interrelação entre a prática docente e a realidade, promovendo o desenvolvimento do espírito crítico e a disseminação de valores relacionados à ética, à cidadania e aos direitos humanos;

    • Hábil em perceber e analisar as questões educacionais contemporâneas numa perspectiva sócio étnico cultural implementando o debate interdisciplinar;

    • Capaz de aplicar e desenvolver técnicas diferenciadas para o exercício profissional da docência;

    • Possua domínio de conteúdos específicos no campo dos saberes da Língua Portuguesa;

    • Demonstre um comportamento predominantemente marcado pela autonomia, ética e solidariedade humana;

    • Capacidade de lidar e usar positivamente a informação, a tecnologia, as habilidades interpessoais visando um processo educativo global;

    • Curioso em relação aos problemas da sala de aula e suas resoluções, buscando ferramentas adequadas a cada situação enfrentada;

    • Capaz de utilizar a pesquisa para manter-se atualizado e desenvolver diferentes ferramentas para sua prática.

    Assim sendo, o egresso do curso de Licenciatura em Letras do ICSH, será formado com foco na atuação nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio e apresentará

    • Refletir de forma analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico;

    • Desenvolver visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias, que fundamentam sua formação profissional;

    • Perceber os diferentes contextos interculturais;

    • Utilizar de forma adequada recursos tecnológicos aplicados ao fazer docente;

    • Dominar os conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio;

    • Dominar os métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino.

     

    6 - Perfil do profissional

     

    • Capaz de analisar e interpretar de forma crítica os componentes curriculares;

    • Habilidade e autonomia na redação de textos;

    • Articulador da interrelação entre a prática docente e a realidade, promovendo o desenvolvimento do espírito crítico e a disseminação de valores relacionados à ética, à cidadania e aos direitos humanos;

    • Hábil em perceber e analisar as questões educacionais contemporâneas numa perspectiva sócio étnico cultural implementando o debate interdisciplinar;

    • Capaz de aplicar e desenvolver técnicas diferenciadas para o exercício profissional da docência;

    • Possua domínio de conteúdos específicos no campo dos saberes da Língua Portuguesa;

    • Demonstre um comportamento predominantemente marcado pela autonomia, ética e solidariedade humana;

    • Capacidade de lidar e usar positivamente a informação, a tecnologia, as habilidades interpessoais visando um processo educativo global;

    • Curioso em relação aos problemas da sala de aula e suas resoluções, buscando ferramentas adequadas a cada situação enfrentada;

    • Capaz de utilizar a pesquisa para manter-se atualizado e desenvolver diferentes ferramentas para sua prática.

    Assim sendo, o egresso do curso de Licenciatura em Letras do ICSH, será formado com foco na atuação nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio e apresentará

    • Hábil em perceber e analisar as questões educacionais contemporâneas numa perspectiva sócio étnico cultural implementando o debate interdisciplinar;

    • Capaz de aplicar e desenvolver técnicas diferenciadas para o exercício profissional da docência;

    • Possua domínio de conteúdos específicos no campo dos saberes da Língua Portuguesa;

    • Demonstre um comportamento predominantemente marcado pela autonomia, ética e solidariedade humana;

    • Capacidade de lidar e usar positivamente a informação, a tecnologia, as habilidades interpessoais visando um processo educativo global;

    • Curioso em relação aos problemas da sala de aula e suas resoluções, buscando ferramentas adequadas a cada situação enfrentada;

    • Capaz de utilizar a pesquisa para manter-se atualizado e desenvolver diferentes ferramentas para sua prática.

    Assim sendo, o egresso do curso de Licenciatura em Letras do ICSH, será formado com foco na atuação nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio e apresentará

    Capaz de analisar e interpretar de forma crítica os componentes curriculares;

    Habilidade e autonomia na redação de textos;

    Articulador da interrelação entre a prática docente e a realidade, promovendo o desenvolvimento do espírito crítico e a disseminação de valores

    relacionados à ética, à cidadania e aos direitos humanos.

    Carga Horária
    3.420h - 4 anos

    Turno
    Noturno

    Modalidade
    Presencial

    Grade curricular

JSN Medis template designed by JoomlaShine.com